“Até que ponto achas que a Inteligência Artificial (IA) já está a mudar a educação?”. Foi com esta questão que Pedro Oliveira, Dean da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) abriu o debate durante o terceiro episódio do Futurecast, um podcast da escola sobre as futuras tendências em diversas áreas de negócio. Leid Zejnilovic, Professor Doutorado em Mudanças Tecnológicas e Empreendedorismo, garantiu que o ChatGPT e outros Grandes Modelos de Linguagem (LLM) já mudaram a forma como se ensina e aprende.
“Acho que precisamos de promover a experimentação”, afirmou o professor. “Penso que o nosso papel vai ser promover a experimentação, para certificar que os nossos alunos, o corpo docente, mas também os nossos parceiros corporativos, estão a experimentar e a refletir – com espírito crítico”.
Para o Diretor da escola garante que também está “muito entusiasmado” com a perspetiva de adotar estas novas tecnologias para benefício dos professores a alunos, apesar dos “muitos desafios perante nós”.
“Posso pensar nestes LLM, no ChatGPT, por exemplo, como um tutor que está sentado ao meu lado, que me pode ajudar a fazer o meu trabalho, que está a auxiliar os nossos alunos e o nosso corpo docente a fazerem os seus trabalhos. E eu penso que isto é uma coisa boa. Vai haver uma base, eventualmente, que vai ser produzida por uma máquina ou por um algoritmo, para que depois possamos colocar o nosso tempo próprio e a nossa inteligência natural, construindo sobre essa base. [...] Penso que não seria muito inteligente tentar parar o ChatGPT, ou outras apps ou LLMs. O que temos de fazer, e não penso que tenhamos qualquer outra hipótese, é abraçá-los”.
Leid Zejnilovic disse ainda que “estamos a entrar num mundo incrível de oportunidades, onde a educação vai estar disponível a muitas pessoas de uma forma adaptável, para melhorar o processo educativo. O futuro da educação com a IA é simplesmente incrível, pelo menos pelo conhecimento que temos agora. Se será usada ou não com outros propósitos é outra história, mas isso não nos deve impedir agir para fazer a coisa certa e para educar as pessoas para fazerem mais e melhor e tornar a vida melhor para todos”.
Assista ao episódio completo: